História

         A origem da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca deu-se em 29 de junho de 1922, quando a professora Custódia Cardoso de Oliveira iniciou sua atividade docente em sua própria casa, alfabetizando e ao mesmo tempo ensinando a Língua Portuguesa. Em 1943, passou a funcionar como Escola Desdobrada. Tornou-se Estabelecimento de Ensino Oficial com o nome de Escola Reunida Carmela Dutra, em 4 de abril de 1949, através do decreto nº 455. Pelo decreto nº 28 de 28 de março de 1956, foi transformada em Grupo Escolar Padre Miguel Giacca, em 1956. O decreto nº 3147 de 8 de setembro de 1965 criou o Ginásio Normal Deputado Paulo Preis para funcionamento a partir de 1966. Foi transformada em Escola Básica Padre Miguel Giacca pelo decreto nº 10480 de 17 de novembro de 1971. A Portaria nº 104/85 de 11 de abril de 1985 transformou em Colégio Estadual Padre Miguel Giacca para funcionamneto do ensino de 2º grau. Finalmente, pela portaria E/017 de 28 de março de 2000, passou a denominar-se Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca.
         Um grupo de imigrantes italianos formado pelas famílias Colombo, Tineli, Maccarini, Pirola, Pizzolato, Rabezana e Ronchi, vindos da localidade de Nova Veneza, aqui chegaram no dia 15 de novembro de 1892, criando assim o Distrito de Rio Maina, que aos poucos foi crescendo. As famílias sentiam a necessidade de dar a seus filhos educação escolar, o que aconteceu em 29 de junho de 1922 com a vinda da professora Custódia Cardoso de Oliveira. Custódia, em sua própria casa, alfabetizava e ensinava a Língua Portuguesa aos filhos dos imigrantes italianos.
         Com a descoberta do carvão a comunidade cresceu, e com ela a escola que hoje atente aproximadamente 1200 alunos do Ensino Fundamental e Médio, oferece o curso de Magistério com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno.
         A Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca tem como entidade mantenedora a Secretaria de Educação e do Desporto de Santa Catarina. Vincula-se ao Sistema Estadual de Educação para fins de autorização, reconhecimento, inspeção e fiscalização. Em toda a sua trajetória contou sempre com bons administradores e com o apoio da comunidade. Hoje, a equipe diretiva auxiliada por uma equipe dinâmica, composta pelo Conselho Deliberativo, APP (Associação de Pais e Professores), Grêmio Estudantil, Professores e Funcionários, vem trabalhando para oferecer um ensino de qualidade.
        Durante os seus cinquenta e nove anos de existência como Estabelecimento de Ensino Oficial, a Escola Giacca tem honrado seu compromisso com a sociedade, realizando um trabalho sério. Sua ação educativa fundamenta-se na ênfase à universalização da apropriação do conhecimento como fator de transformação social, oportunizando ao educando uma efetiva atuação no universo das relações interpessoais no âmbito da escola, da família e da comunidade, despertando a consciência da responsabilidade ética e culminando na concretização da cidadania.
         A escola está situada à Rua Carlos Rosa, nº 50, no Distrito de Rio Maina, município de Criciúma, Santa Catarina. Ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, dos quais 2.542,49 metros quadrados são área construída. O terreno onde a escola se localiza foi doação da Carbonífera Catarinense S/A, de propriedade do saudoso Fidélis Barato. Possui atualmente quatorze salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de vídeo, sala de orientação educacional, de direção, de professores, cozinha ampla, ginásio de esporte, secretaria e dezesseis banheiros.
         O nome da escola é uma homenagem ao Cônego Miguel Giacca (1878 – 1945) que veio para o Brasil, em 29 de novembro de 1908, com o fim de atender espiritualmente aos imigrantes italianos. Foi o 1º vigário que contribuiu para o crescimento da comunidade de Nova Veneza. A primeira escola organizada por ele data de 1908, onde ele próprio lecionava quando faltavam professores. Cônego Miguel Giacca realizou o 1º congresso Eucarístico de Santa Catarina e criou a Sociedade São Marcos, sendo o Hospital São Marcos (1933) também iniciativa dele.