DIA DE INDIO


No próximo dia 19 de abril estaremos comemorando o Dia do Índio. Os alunos da 3ª série 02 do Ensino Médio, desenvolveram, na aula de História, atividades referentes ao tema. Durante as atividades uma pergunta ficou no ar: O que nossos índios, atualmente, têm a comemorar nesse dia?
Sabe-se que muito pouco. Na realidade, desde quando os portugueses pisaram por aqui, os índios nunca foram levados a sério, nunca foram tratados com o respeito que deveriam ter. Desde o começo, por se acharem “civilizados” quiseram mudar uma cultura milenar, na forma de “reduções” e “aldeamentos”. Quiseram mudar uma espiritualidade pautada na natureza em detrimento de um Deus único. Matavam-nos porque não queriam entrar num sistema de escravidão e os chamavam de vadios e indolentes.
O tempo passou e, como podemos perceber, as práticas ainda são as mesmas. O homem branco ainda não tomou consciência. As reservas indígenas estão cada vez mais escassas, em conseqüência disso o povo indígena fica acuado, tendo que se submeter ao sistema capitalista, vendendo produtos artesanais para poder sobreviver, sabendo que só o que eles precisam é de mais espaço, terreno para dali extraírem seus alimentos. Numa terra boa, num ar puro e água limpa. Pior, eles estão observando o grande estrago que estamos fazendo com nossa “mãe terra”, extraindo todos os recursos naturais e degradando quase tudo.
Vou me reportar à frase que está exposta no hall de entrada da escola, muito bem elaborada pelo aluno Felipe, “Se ao branco custou o suor para conquistar sua casa, ao índio custou o sangue permanecer nela.”. Pena é que sabemos que muito sangue ainda vai correr até o homem branco “cair na real”, pois esse povo é gente guerreira e sempre lutará por aquilo que acreditam.
E no fim das contas, quem sabe, como diz Caetano Veloso, “Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante... e pousará no hemisfério sul na América num claro instante... e aquilo que nesse momento se revelará aos povos/ Surpreenderá a todos não por ser exótico/ Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando terá sido o óbvio.” O que será o óbvio? Penso que seja, “homem branco não destrua tua morada, a mãe terra pede socorro. Para que extrair tanto dela, para depois estocar, vender etc.”
Parabéns aos alunos(as) da 3002, não poderíamos deixar passar em branco esse dia. Que essa homenagem fique em nossas mentes , pois todo dia é dia de índio, que luta, que sobrevive, que pede socorro e uma nova tomada de consciência.


Braulio Moraes Neto
Professor de História

0 comentários: