MAQUETES

As maquetes representando feudos foram apresentadas à disciplina de História pelos alunos das sextas séries do Ensino Fundamental e alunos das Segundas Séries do Ensino Médio matutino sob a orientação da Professora Vânia Maria Romancini.

FEUDALISMO:
O feudalismo foi um sistema econômico, social e político que dominou na Europa por cerca de mil anos – do século V ao século XV. Surgiu com o colapso do Império Romano invadido vários povos germânicos. O resultado foi uma combinação de características romanas e germânicas.
Aspecto político: o feudalismo se caracterizava pelo enfraquecimento do poder do Estado, ou seja, dos reis, em detrimento dos senhores feudais. Alguns deles chegavam a ser mais ricos e poderosos do que os próprios reis. Isto resultava numa situação de insegurança da sociedade, quando o povo era obrigado a se submeter aos senhores feudais em troca de proteção.
Aspecto econômico: a base da economia era a terra (agricultura e pecuária). Os feudos eram praticamente auto-suficientes, ou seja, eram como grandes fazendas em que todos os produtos necessários para o consumo e a produção eram feitos localmente. Apenas artigos de luxo e outras poucas exceções vinham de fora. Isto representava uma economia muito fechada. Contudo, durante a Idade Média (Baixa Idade Média), o comércio foi se desenvolvendo nos burgos e nas feiras.
O Feudo: propriedade do senhor feudal que concedia a autorização de uso para a família do servo em troca do pagamento de obrigações - Instalações do feudo : castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção.
Aspecto social: a sociedade estava dividida em clero e nobreza, servos (maioria da população camponesa) e vilões. As relações eram de suserania e vassalagem – laços individuais de proteção e de obrigação mútua.
Para saber mais:
Projeto Radix: História, 7º ano – Claúdio Vicentino – São Paulo: Scipione, 2009.
SILVA, Francisco C. Teixeira da. Sociedade feudal: guerreiros, sacerdotes e trabalhadores. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
Franco Jr, Hilário, O feudalismo, Ed. Brasiliense, col. Tudo é História
História Geral - Aquino, Denize e Oscar - Ed. Ao Livro Técnico
Toda a História - José Jobson Arruda - Ed. Ática
História - Luiz Koshiba - Ed. Atual



Texto: Profª Vania Maria Romancini
Slide: ATP Silvia A. da S. de Souza

2 comentários:

Miguel Giacca disse...

Pensamento
Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

Meu comentário
Parabéns a todos(as) os alunos(as) pelo bonito trabalho e empenho em retratar da melhor forma possível o modo de vida de uma sociedade que viveu em um determinado período da História. Adorei ter realizado esta atividade, pois os alunos(as) sempre nos surpreendem pela iniciativa e criatividade. Agradeço ao apoio do corpo docente, sem este não teria sido possível a realização da atividade com êxito.

Vânia - Professora de História

Unknown disse...

Pensamento
Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

Meu comentário
Parabéns a todos(as) os alunos(as) pelo bonito trabalho e empenho em retratar da melhor forma possível o modo de vida de uma sociedade que viveu em um determinado período da História. Adorei ter realizado esta atividade, pois os alunos(as) sempre nos surpreendem pela iniciativa e criatividade. Agradeço ao apoio do corpo docente, sem este não teria sido possível a realização da atividade com êxito.

Vânia - Professora de História