ABERTURA DO PROJETO DE LEITURA: " QUEM NÃO LÊ, NÃO ESCREVE!"

A Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, tem sua sede no Distrito de Rio Maina em Criciúma e   de acordo com o seu Projeto Político Pedagógico   objetiva sua ação educativa fundamentada na ênfase à universalização da apropriação do conhecimento como fator de transformação social, oportunizando ao educando uma efetiva atuação no universo das relações interpessoais no âmbito da escola, da família e da comunidade, despertando a consciência da responsabilidade ética e culminante na concretização da cidadania.
O trabalho desenvolvido pelo  grupo de professores e   equipe pedagógica e administrativa busca desenvolver atividades que proporcionem  essa apropriação dos conhecimentos historicamente construídos, não esquecendo de trabalhar alguns valores essenciais para a formação do ser humano. Ao longo do ano são desenvolvidos alguns projetos  voltados  aos temas transversais – ética, cidadania, meio ambiente, sexualidade, pluralidade cultural – dentre outros,  como forma de envolver os educandos numa participação mais efetiva de construção de significados, ajudando-o a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Dentro desta perspectiva a leitura torna-se um fator muito importante, pois   ela amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo,  propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento.  Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos. A leitura requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um  mercado de trabalho exigente,  experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.
O projeto de leitura “QUEM NÃO LÊ, NÃO ESCREVE” teve seu início no ano de 2007 quando em parceria com a UNISUL e a empresa ANJO QUÍMICA desenvolveu o projeto com os alunos das sétimas séries. Desde então, a cada ano, professores tem se empenhado no desenvolvimento de práticas que promovam a incentivo à leitura,   inserindo o do aluno no universo da cultura letrada para que possa desenvolver a habilidade de dialogar com os textos lidos, através da capacidade de ler em profundidade e interpretar textos significativos para a formação de sua cidadania, cultura e sensibilidade.

A abertura do projeto que aconteceu nos dias 02 e 03 de junho, marcou o início do projeto neste ano, com o objetivo de sensibilizar os alunos e convidá-los a participar do projeto.








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