USO DA MÍDIA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Curso Especialização em Educação na Cultura Digital
Núcleo especifico - Educação Fisica
Escola  de Educação Básica Padre Miguel Giacca
Criciúma - SC
Aluna:   Sayonara Arruda Mendes Bonfante
Atividade 3

Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades

 Irlla Karla dos Santos Diniz*
*Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, SP, Brasil. E-mail: irllakarla@yahoo.com.br

Heitor de Andrade Rodrigues**
**Programa de Pós-graduação em Educação Física. Escola de Educação Física. UNICAMP, Campinas, SP. Brasil. E-mail: triheitor@yahoo.com.br

 Suraya Cristina Darido***
***Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, SP, Brasil. E-mail: surayacd@rc.unesp.br

Minha Resenha

            Vivemos em um mundo moderno, cheio de propostas inovadoras, a cada segundo muitas coisas são criadas em todo o mundo. Diante disso  nós,  seres humanos , seremos capazes de acompanhar  toda a tecnologia  inovadora e entrar no mundo das TDIC,  se ao mesmo tempo somos incapazes de sair de nossa zona de conforto?
            Alguns elementos da cultura corporal possuem grande destaque na mídia social, tv, jornal, revista, internet, e nao podemos ficar alienados a isso.
            Segundo  Caldas (2006) nas sociedades modernas os meios de comunicação "[...] interferem diretamente na formação/deformação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos" (CALDAS, 2006, p.118).
            Os produtos midiáticos tem grande poder sobre os jovens, e são muito atrativos também, por conta disso, nas aulas de Educação Física  devemos aproveitar esses produtos ( celulares, fotos, filmagens, internet, produção de vídeos, etc.) significando assim uma maior interação entre professor e aluno.
          Contudo, cabe ao professor desenvolver ações pedagógicas nas perspectivas apontadas da educação para a mídia, exigindo atualizações de novas propostas que permitam, desenvolver um trabalho crítico e contextualizado em suas aulas . Apresentando o fenômeno esportivo como "lazer, realização profissional, sociabilização e autoconhecimento, assim como matérias que denunciam a exploração do atleta profissional de futebol pelos clubes, os baixos salários da maioria dos jogadores" (BETTI, 2003: 99). Contrapondo ideias neoliberalistas de educar-formar seus reprodutores clientes.
    Cabendo a Educação Física com pleno conhecimento sobre a cultural corporal de movimento promover a retomada de uma formação cultural esportiva autônoma em relação a indústria midiática, concorrendo para ação do receptor - sujeito capaz de automatizar e reconstruir seu próprio significado.
            Pensando especificamente na Educação Física como componente curricular obrigatório e parte importante na formação dos jovens, ela não se isenta desta nova ordem social, e também recebe influências diretas deste novo momento.
            Diante da proposta da experiência com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, observou-se  que os mesmos agem com certo desinteresse no inicio, mas ao longo da caminhada percebem a importância de estarem estudando tudo o que esta relacionado a cultura corporal e consequentemente utilizando as mídias para obter as informações necessárias á esse estudo.
            A seguir uma das falas dos alunos: "Eu achei uma coisa muito interessante por que... é a gente tava trabalhando com notícia de jornal né? Uma coisa bem diferente pra Educação Física, pro lado da Educação Física". (Aluno 1)

            Muito pouco avançamos até agora. À despeito de todos os perigos que cercam as mídias no mundo contemporâneo, a educação física na escola está na privilegiada posição de poder propiciar aos alunos a oportunidade de contrastar a vivência das práticas da cultura corporal de movimento, enquanto experiência carnalmente vivida (Belbenoit, 1976), com a experiência de assistir, ler e ouvir enquanto consumidor das mídias. Devemos aproveitar tal privilégio!

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