UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC 3
ATIVIDADE
2
PROFESSORA:
GABRIELA DE LEON NÓBREGA RESES
TUTORA:
VANICE PIZZOLOTTO VITALI
POLO:
CRICIUMA
ESCOLA:
EEB PADRE MIGUEL GIACCA
CURSISTA:
JOCEMERI BATISTA SEBASTIAO
Quando
recebi a notícia da Especialização em Cultura Digital, tive uma grande vontade de
fazer, pois como professora de Matemática temos que estar atentos ao meios
diferentes, para conseguimos aproximar do aluno. O objetivo de estar fazendo a
especialização é o de chegar com confiança até o aluno, no que compete a essas
novas ferramentas. A tecnologia é uma evolução, e acredito que vamos ser parte
de um grande projeto para melhoria na cultura digital. Precisamos integrar a
escola nesse projeto e mostrar que estamos no mesmo caminho para aprender, ver
a evolução escolar e de nossos alunos.
Formamos
um grupo com muitas duvidas e pouco tempo para estudo, todas lecionando 50
horas semanais, tivemos muita dificuldade, tudo era novo. Mas conseguimos
superar as dificuldades e aprendemos muito umas com as outras. Pena que durante
o percurso o grupo diminuiu e hoje somente eu continuo no curso. Sinto muita
falta das minhas amigas para troca de ideias, de experiências, vivencias, assim
como de informações. Mas, pelo menos ainda conto com elas para conseguimos
implantar a cultura digital, nosso ambiente escolar.
A educação
digital é um caminho sem volta. Tudo tem tecnologia, desde um celular até os computadores. Ela esta inserida
cada vez mais dentro do cotidiano, promovendo e estimulando cada vez mais uma
linguagem rápida, simples e realista, fazendo com que o conhecimento se tornar
mais dinâmico e fluente, tornando-se mais e mais digital a todo o momento.
Na construção do retrato da escola, foi pedido à
equipe gestora da escola, dados e informações a respeito dos aspectos
administrativos e pedagógicos da unidade escolar. Nesta construção todos colaboraram
com a formulação do diagnóstico escolar. Foi um trabalho árduo, pois temos 1035
(um mil e trinta e cinco), 54 (cinquenta e quatro) professores, isso em 03
(três) turnos, contando com alunos de 6 (seis) anos, até 33 (trinta e três) anos. Precisamos
explicar para cada turma, para que era esta pesquisa. Os alunos ficaram
empolgados, por esta pesquisa possibilitar de forma concreta e inovadora a
mudança na forma de agir de alguns dos professores.
A tabulação de dados foi uma surpresa para nós,
devido os alunos terem contato com TDIC, isso mais de 80 % (oitenta por cento).
A pesquisa com os professores foi esclarecedora, notamos que muitos já utilizam
as TDIC em suas aulas, mas não faziam nem um tipo de arquivo, vídeo ou foto
para guardar os resultados. Já outros apresentam certo medo e receio em
utilizar, devido a pouco conhecimento da cultura digital.
As
competências, habilidades, conhecimentos são adquiridos, no uso das tecnologias
de desenvolvimento de aprendizagem, tecnologias aliadas à educação. Como
utilizamos novos aplicativos que foram nos apresentados neste curso, e que nos
proporcionou deixar o medo de lado, nos aventurarmos para na construção da
cultura digital. E percebemos que nada é tão difícil como parecia ser, basta tentarmos.
Com isso, vimos que somos capazes de fazer vídeos, que somos capazes de fazer o
diferencial. O grande problema é consegui conscientizar que a escola esta na
era digital, e a tecnologia é uma ferramenta para integração do aluno, devendo
ser vista como uma parceira em sua pratica na aula.
As TDICs se fazem presentes
nos momentos de pesquisas sobre o assunto realizado, auxiliando os alunos e
professores na busca de informações, das mais diversas possíveis. Com a
utilização desses equipamentos tecnológicos pode-se mostrar a realidade do
estado, país e mundo tanto do que se passa no momento, como fatores históricos.
Esta interação do aluno com o mundo somente TDICs observou-se que é possível.
Os alunos utilizaram a sala
de múltiplas linguagens para procurar, pesquisar e construir seus slides, obtendo
absorção de conteúdo e informações relacionando a temática solicitada,
referente a temática Vida saudável, fazendo ligação com matemática sempre com o
auxilio do orientador de tecnologia educacional da nossa escola.
Ainda
precisamos lutar muito para inserir alguma forma de TDIC no currículo escolar,
devido muitos professores terem receio da era digital. Uma destas barreiras tecnológicas,
é que a escola proíbe o uso do celular nas salas de aula, com isso deixam de
utilizar um grande leque de possibilidade para o professor interagir na sala de
aula. Assim, colocar o celular como um instrumento contra a educação é um
retrocesso, temos que fazer com que os educadores apreciem este instrumento
como um possível instrumento para integração entre o aluno, TDIC e professor.
Fica
claro, que deste uma calculadora até um computador, possibilita a integração do
aluno ao mundo digital do conhecimento. Juntos com TDIC, conseguimos observar a
utilização de todas as formas de inteligência acoplada ao conteúdo, assim como
a ampliação do horizonte escolar e criação de novas formas de comunicação entre
professores e alunos.
De acordo
com a professora Fernandes (2009), muitas vezes as tecnologias são negadas
pelos gestores educacionais, mas acabam entrando no ambiente escolar através dos
seus alunos, por meio do uso dos celulares. Isso acaba ocorrendo de forma
desintegrada do currículo escolar legitimado, mas nem por isso deixam de ser
utilizados dentro do ambiente escolar.
O desenvolvimento tecnológico é muito amplo e
exige muito estudo e compreensão dos professores, para criar propostas na
prática junto aos alunos, para conseguir fazer assim, praticas educacionais
mais diversificadas, progressivas e criativas.
Esta prática,
com as TDIC está incluída no currículo escolar da nossa escola, para
conseguimos ter um canal aberto com os alunos digitais. Cabe destacar, que
os blogs, facebook, em fim, internet estão vinculada a rotina da escolar,
diferentemente de muitas outras.
O acesso
a informação a qualquer tempo, a navegação em redes hipermídia e na web, como a
interação social multidirecional na concepção da web no currículo, deve-se
juntar com as ideias referente a inovação pedagógica. O tempo é outro, sendo elemento
necessário para que haja a apropriação tecnológica e pedagógica pela escola nas
situações de aprendizagem.
A
essência na evolução esta na transformação das idéias e construção de novos
objetivos em conjunto com interindividuais. Para conseguimos todos caminhamos
por um caminho de aprendizado, harmonia, criatividade, experiências, dinamismo
para que consigamos colocar em nossos alunos a alegria e realização com a sua
sapiência para conseguimos ver a aquisição dos conteúdos de forma harmônica e
integrada com seu tempo utilizando a TDIC.
O nosso
grupo escolar incluiu no currículo TDICs, para facilitar planejamento dos conteúdos,
atividades, ações e práticas de ensino e aprendizagem. O currículo escolar
é a espinha dorsal da escola, neste ano este incluiu mídias tecnológicas
ao projeto da escola. A escola organizada é formando por um grupo de
professores que estão evoluindo suas práticas, com isto promove-se o
crescimento de seus alunos sistematicamente e os pais saberão que a escola esta
entrado na cultura digital para o desenvolvimento intelectual de seu
filho.
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