CRESCIMENTO X PRESERVAÇÃO

Crescimento x Preservação

( Daniel da Silva Back – 2º ano 03 Ensino Médio)

O município de Criciúma é nacionalmente conhecido como a cidade do carvão, da indústria têxtil e da cerâmica.
Inicialmente o carvão trouxe muito progresso e modernidade a Criciúma, aumentando assim o número de trabalhadores empregados, e surgindo ali uma nova fonte de energia e renda para a nossa cidade.
Junto a tanto desenvolvimento e modernidade vieram também os problemas ambientais.
Com o extrativismo do carvão, vários rios foram poluídos pelo enxofre, utilizado na lavagem do carvão e vários trechos de terra foram danificados pela erosão das minas e em alguns locais as minas foram construídas abaixo de casas e até escolas, tirando, assim, o sossego de muitos moradores e da comunidade.
Associado à extração desenfreada, outro problema surgiu no campo da saúde: a pneucomoniose, uma doença grave que ataca os mineiros com os anos de trabalho expostos ao pó do carvão, levando muitos à morte.
Creio que as minas trouxeram muitas maravilhas para a nossa cidade, mas faltou consciência para os riscos que iríamos correr a longo prazo com a sua instalação.
Atualmente algumas mineradoras já estão se comprometendo em restaurar alguns locais que foram degradados, investindo em programas ambientais para que as terras sejam novamente reutilizadas.
Como o fechamento das minas criaria uma grave situação e problemática, pois muitos trabalhadores seriam demitidos com a sua interdição, penso que o caminho é continuar investindo mais em programas de recuperação de locais degradados.
Afinal, mesmo com esta situação, Criciúma ainda conserva a sua grandeza e seu esplendor e se eterniza como a “Cidade do Carvão”.

0 comentários: