Título da Oficina: Painéis Decorativos: uma possibilidade para o
ensino de expressões numéricas e algébricas.
Objetivo:
- Desenvolver as significações dos conceitos
associados às expressões numéricas e algébricas por meio da análise de
painéis decorativos.
·
Conceitos
inter-relacionados:
- Expressão Numérica;
- Expressão Algébrica;
- Propriedade Distributiva;
- Propriedade Comutativa;
- Propriedade Associativa;
- Área;
- Perímetro;
Público Alvo: Estudantes do
Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem PENOA da E.E.B. Padre
Miguel Giacca.
Professora
Supervisora: Eloir Fátima Mondardo Cardoso
Ministrantes:
Pibidianos do grupo de estudos – Anderson de Oliveira
Romeu, Bruno Trajano da Cruz Graziela da Silva Moraes, Jeferson da Silva
Baltazar, Juliana Selau Santos, Leandro Uggioni de Souza, Luciane Oliveira de
Aguiar e Sabrina Catanio Gonçalves.
Duração:
10
h/a – nos dias 20 e 27 de abril de 2017 das 7h45min
às11h30min
Síntese:
A oficina teve como
público (12) estudantes do PROGRAMA ESTADUAL NOVAS OPORTUNIDADES DE
APRENDIZAGEM (PENOA). Este programa é ofertado pela Secretaria de Estado de
Educação (SED) do estado de Santa Catarina. Institui-se como uma possibilidade
de o estudante da Educação Básica se inserir em atividades pedagógicas e
dinâmicas de ensino-aprendizagem no turno inverso ao regular. Os procedimentos
pedagógicos têm o intuito de superar as defasagens relacionadas à leitura, à
produção textual oral e escrita, e ao cálculo, em Língua Portuguesa e
Matemática, e demais disciplinas.
Acreditamos que a
realização da oficina, de acordo com os pressupostos da teoria
Histórico-Cultural (THC), contribui para o processo de ensino e aprendizagem do
estudante. Vale salientar, que a Proposta Curricular da Rede Municipal de
Criciúma (PCRMC) e a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (PC-SC)
se embasam teoricamente na THC.
Na oficina foram
desenvolvidas tarefas relacionadas aos conceitos de Expressões Numéricas e Algébricas. A organização da oficina
aconteceu da seguinte forma, primeiramente as tarefas foram apresentadas aos
alunos utilizando o recurso do data show. Simultaneamente, cada aluno recebeu
as tarefas impressas e resolviam com o auxílio dos pibidianos.
Os alunos
compreenderam facilmente como medir a área e o perímetro, poucos confundiam a
grandeza área e comprimento. Apresentavam mais dificuldade na
multiplicação. Percebeu-se, também, variedade no modo de resolver as tarefas,
ou seja, todos chegavam ao mesmo resultado, mas a elaboração se diferenciava.
0 comentários:
Postar um comentário