EXPRESSÕES NUMÉRICAS E ALGÉBRICAS

Título da Oficina: Painéis Decorativos: uma possibilidade para o ensino de expressões numéricas e algébricas.

Objetivo:

  • Desenvolver as significações dos conceitos associados às expressões numéricas e algébricas por meio da análise de painéis decorativos.

·         Conceitos inter-relacionados:

  • Expressão Numérica;
  • Expressão Algébrica;
  • Propriedade Distributiva;
  • Propriedade Comutativa;
  • Propriedade Associativa;
  • Área;
  • Perímetro;

Público Alvo: Estudantes do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem PENOA da E.E.B. Padre Miguel Giacca.

Professora Supervisora: Eloir Fátima Mondardo Cardoso

Ministrantes: Pibidianos do grupo de estudos – Anderson de Oliveira Romeu, Bruno Trajano da Cruz Graziela da Silva Moraes, Jeferson da Silva Baltazar, Juliana Selau Santos, Leandro Uggioni de Souza, Luciane Oliveira de Aguiar e Sabrina Catanio Gonçalves.

Duração: 10 h/a  –  nos dias 20 e 27 de abril de 2017 das 7h45min às11h30min


Síntese:
A oficina teve como público (12) estudantes do PROGRAMA ESTADUAL NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM (PENOA). Este programa é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (SED) do estado de Santa Catarina. Institui-se como uma possibilidade de o estudante da Educação Básica se inserir em atividades pedagógicas e dinâmicas de ensino-aprendizagem no turno inverso ao regular. Os procedimentos pedagógicos têm o intuito de superar as defasagens relacionadas à leitura, à produção textual oral e escrita, e ao cálculo, em Língua Portuguesa e Matemática, e demais disciplinas.
Acreditamos que a realização da oficina, de acordo com os pressupostos da teoria Histórico-Cultural (THC), contribui para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Vale salientar, que a Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma (PCRMC) e a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (PC-SC) se embasam teoricamente na THC.
Na oficina foram desenvolvidas tarefas relacionadas aos conceitos de Expressões Numéricas e Algébricas. A organização da oficina aconteceu da seguinte forma, primeiramente as tarefas foram apresentadas aos alunos utilizando o recurso do data show. Simultaneamente, cada aluno recebeu as tarefas impressas e resolviam com o auxílio dos pibidianos.

Os alunos compreenderam facilmente como medir a área e o perímetro, poucos confundiam a grandeza área e comprimento.  Apresentavam mais dificuldade na multiplicação. Percebeu-se, também, variedade no modo de resolver as tarefas, ou seja, todos chegavam ao mesmo resultado, mas a elaboração se diferenciava.

0 comentários: