Sala Informatizada

A EEB. Pe. Miguel Giacca disponibiliza sua nova Sala Informatizada, equipada com mais 8 computadores (do tipo Multiterminal, ou seja, 17 computadores) e uma impressora laser, além dos 10 pré-existentes.
A sala faz parte do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), numa parceria com o governo estadual e que possibilita pesquisas escolares e jogos educativos, todos baseados em Linux Educacional versão 3.0.


Sou Giacca e Orgulho-me Disso!

Alunos, professores, funcionários e amigos (Movimento de Irmãos) da escola, no mês de junho, vestiram realmente a camisa. Afinal de contas, a escola é seu segundo lar, e nada mais justo do que se orgulhar desta família também.

No feriado de Corpus Christi, foram confeccionados tapetes, tradicionais nesta época do ano, destinando-se às festividades religiosas do distrito do Rio Maina.

Dias depois, um mutirão proporcionou à escola um retoque especial, com pintura dos muros, limpeza do pátio, decoração do jardim, limpeza do ginásio de esportes; a Horta Escolar, que tem como foco principal integrar os diversos recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa e acima de tudo servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação de todos os alunos proporcionando maior variedade nas opções presentes.

Tudo contemplando as então bem feitorias muito bem vindas como: a nova entrada, com porta de vidro, passarela coberta, com visão mais ampla em decorrência da colocação das grades e a tão desejada rampa de acesso ao ginásio de esportes, totalmente coberta; ambas propícias ao tráfego de portadores de necessidades especiais, além é claro do acômodo em dias de chuvas.

Felizes, todos se sentiram satisfeitos e orgulhosos... próximo de completar mais um ano de vida!


Festa da Família

"No dia 29 de junho a EEB. Pe. Miguel Giacca estará completando 88 anos como Entidade de Educacional e 61 anos como Estabelecimento Oficial de Ensino, e você, faz parte desta história".
Venha comemorar conosco, participando da Festa da Família dia 26/06/2010 (sábado) a partir das 13h30. Contamos com você para festejarmos mais um aniversário!!!

Não deixe de prestigiar o tradicional Bingo! Adquira sua cartela com antecedência junto a Secretaria Escolar.

Momentos Vandalizáveis

"Momentos Vandalizáveis" é o nome da obra contemporânea de intervenção urbana do artista José Carlos Martinat, que estava em exposição na 7ª Bienal do Mercosul e foi estudada pelos alunos do ensino médio da turma 1001.

Para explicar melhor: O artista montou réplicas de prédios e instituições brasileiras na exposição que acontece a cada 2 anos em Porto Alegre e foram pichados por diferentes grupos a convite do artista.

Nas aulas de arte da profª Karin os alunos estudaram as bienais e os trabalhos do artista. Sob a orientação do estagiário Luan Aléssio os alunos montaram réplicas de lugares de Criciúma em papelão e pintaram de branco com objetivo de expor no pátio da escola.

Ao montar a exposição os alunos da turma também foram convidados a intervir nas obras com palavras escritas com canetas hidrográficas, e o convite especial foi para a diretora Solange intervir nas obras, a partir daí as obras estavam a disposição de todos alunos e professores da escola, completando assim o trabalho de intervenção urbana.


Os Sonhos das Crianças

O clima de Copa do Mundo está contagiando a todos. Não seria diferente nas escolas, onde as crianças, principalmente, são curiosas e adoram futebol. Como se não bastasse, em Criciúma o mundial teve repercusão maior em virtude da convocação do talentoso lateral-direito Maicon  Sisenando.
No dia 31 de maio alunos do ensino fundamental da EEB. Pe. Miguel Giacca, do Rio Maina, sabatinaram a irmã do jogador, Erla Sisenando, que falou da trajetória do irmão e a expectativa para o mundial.
O debate foi uma iniciativa da professora Denise Coral, da 4ª série, que procurou o exemplo real da vida do jogador. Os alunos fizeram várias perguntas como onde o atleta começou a carreira e quais os planos para o futuro. Essa iniciativa se fez para alimentar os sonhos das crianças, ao mesmo tempo em que aprendem a origem da Copa do Mundo e os seus reflexos no Brasil.
Erla Sisenando, por sua vez, avaliou que os alunos estavam interessadíssimos e lhe fizeram várias perguntas. Foi presenteada com uma belíssima camisa da escola com mensagens de boa sorte à Maicon durante a disputa no mundial.
Sobre o irmão Erla apontou como um dos melhores do mundo pelo que vem jogando, ressaltando que: "Ele vai ser uma das estrelas da Copa".